quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Inspiração: São Vicente de Paulo


Vicente de Paulo nasceu na cidade de Pouy, na França, em 24 de abril de 1581 e faleceu em 27 de setembro de 1660. Filho de pobres camponeses, manifestou o desejo e gosto pelo estudo. Entrou para o seminário e foi ordenado padre aos 19 anos. Em 1613, lançou-se inteiramente ao serviço dos pobres. Entre os camponeses conheceu o estado de abandono religiosos e miséria daquela população. Começou então a pregar missões entre os pobres e a formar diversas organizações de caridade.
Em 13 de agosto de 1729 foi beatificado por Bento XIII e em 16 de junho de 1737, canonizado por Clemente XII. Em 12 de maio de 1885, o Papa Leão XIII declarou São Vicente de Paulo patrono de todas as obras de caridade.


Inicio: Frederico Ozanam

Frederico Ozanam nasceu a 23 de Abril de 1813, em Milão, Itália. Filho do casal Antoine Ozanam, Frederico respira desde o nascimento o profundo espírito de caridade compartilhado pelos seus pais.
Após a escola secundária concluída na cidade de Lyon, França, Frederico segue para Paris para iniciar os estudos universitários. Muito inteligente e dedicado aos estudos e vida acadêmica, aos 17 anos já conhecia diversas línguas como: grego, latim, italiano e alemão.
Apesar da sua timidez e do comportamento simples, Frederico demonstra com clareza sua profunda humanidade, seu catolicismo empenhado e a sua imensa cultura, e começa a colaborar com jornais e revistas e a moderar os debates sobre religião e política, num círculo literário estudantil chamado “Conferência de história”, do qual foi porta-voz.
Aos 20 anos de idade, juntamente com seis amigos, em Paris, na França, Ozanam inicializou uma obra que até hoje ajuda milhões de famílias há mais de 170 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP.
Doutor em Direito (1836) e depois em Letras (1839), Ozanam inicia uma brilhante carreira universitária que o levará, em 1844, a tornar-se o titular da cátedra de Literatura Estrangeira na Universidade da Sorbona e a viver sem reservas a sua profunda vocação ao magistério.
Em 1841 casa-se com a jovem Amélie Soulacroix. Marido e pai, professor e literato, leigo comprometido, vive as diferentes dimensões da sua existência, com a mesma paixão e generosidade: vai pessoalmente aos bairros pobres de Paris e de outras cidades, promove a expansão das Conferências vicentinas no mundo, publica escritos históricos e literários, luta pela liberdade civil, política e religiosa, sofrendo pelos contrastes que dividem o mundo católico em facções políticas opostas, e tendo um coração cheio de ternura para com Amélie e Marie, sua única filha.
Os primeiros sintomas de enfermidade surgem no ano de 1846, e depois de passar por uma agonia longa e dolorosa, Frederico Ozanam faleceu em 8 de setembro de 1853 em Marselha, França
Sua causa de beatificação foi introduzida na diocese de Paris em 15 de março de 1925. Foi concluída em 25 de junho de 1996, com a assinatura do Decreto Pontifical que reconhece o milagre obtido por sua intercessão. Este é o modelo de apóstolo leigo, erudito, empenhado e dedicado ao serviço dos mais pobres, que a Igreja apresenta a todos os fiéis, mas sobretudo aos jovens, durante a Missa presidida por João Paulo II, no dia 22 de Agosto, em Paris, na qual foi beatificado pelo Papa João Paulo II, na Catedral Notre-Drama, em Paris.

Sociedade São Vicente de Paulo: amor ao próximo



A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização Católica Internacional, fundada em 1833 pelo jovem Antônio Frederico Ozanam, beato, juntamente com mais seis jovens estudantes da Universidade de Sorbone em Paris, na França.
A Sociedade adotou São Vicente de Paulo como patrono, inspirando-se no seu pensamento e obra que tinha como principal a caridade, preocupando-se em aliviar o sofrimento dos pobres e buscando promover a dignidade e integridade do ser humano. Sua missão é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. Neste plano internacional, a SSVP está unida em espiritualidade e gestão pela Confederação Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, sendo o órgão supremo o Conselho Geral Internacional, cuja sede está em Paris, França.
O Brasil é o maior país vicentino do planeta e conta com cerca de 250 mil voluntários organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos. No Brasil a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro.
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres que se reúnem semanalmente para crescer na espiritualidade e organizar os trabalhos junto às famílias assistidas. Essas famílias são famílias carentes que vivem em situações de pobreza e miséria que procurando a Sociedade, recebem uma ficha onde preenchem seus dados pessoais básicos e quais são as principais necessidades. Em seguida, os vicentinos fazem uma visita a essas famílias para saber exatamente no que precisarão atuar. A ajuda pode ser através de roupas, alimentos, remédios e até mesmo na estrutura da casa, além de encaminhamento para cursos e para tirar documentos.
A família quando assistida passa a ser visitada frequentemente, e os vicentinos fazem do sonho Ozanam, que é  "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos. A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição.
O trabalho das Conferências abrange ainda as Obras Unidas ou Obras Especiais que são unidades destinadas a atender finalidades específicas complementares às atividades das Conferências. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições - todas mantidas e administradas pela organização. As Obras Especiais estão ligadas a um Conselho Central ou Particular. Neste caso, o trabalho é voluntário oferecendo cursos e atividades como artesanato, informática, dança etc.

Santos
Santos recebeu a primeira Conferência Vicentina em 1894. Era a Conferência Coração de Jesus que se expandiu chegando ao que é atualmente, ou seja, um Conselho Central que engloba as cidades de Santos, Bertioga e Guarujá sob a presidência de Eugênio Alves Justo.
Em Santos, a Sociedade mantém duas Obras Unidas, o Asilo que fica no Prédio do Conselho Central e a Creche da Zona Noroeste. O Asilo atende 35 idosos e a creche, 105 crianças.

Conselho Central de Santos
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 301/325
Macuco – 11015-203
Tel.: 13 3235-1505
e-mail: cc.socie@bol.com.br
Presidente: Eugênio Alves Justo