quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sociedade São Vicente de Paulo: amor ao próximo



A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização Católica Internacional, fundada em 1833 pelo jovem Antônio Frederico Ozanam, beato, juntamente com mais seis jovens estudantes da Universidade de Sorbone em Paris, na França.
A Sociedade adotou São Vicente de Paulo como patrono, inspirando-se no seu pensamento e obra que tinha como principal a caridade, preocupando-se em aliviar o sofrimento dos pobres e buscando promover a dignidade e integridade do ser humano. Sua missão é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. Neste plano internacional, a SSVP está unida em espiritualidade e gestão pela Confederação Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, sendo o órgão supremo o Conselho Geral Internacional, cuja sede está em Paris, França.
O Brasil é o maior país vicentino do planeta e conta com cerca de 250 mil voluntários organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos. No Brasil a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro.
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres que se reúnem semanalmente para crescer na espiritualidade e organizar os trabalhos junto às famílias assistidas. Essas famílias são famílias carentes que vivem em situações de pobreza e miséria que procurando a Sociedade, recebem uma ficha onde preenchem seus dados pessoais básicos e quais são as principais necessidades. Em seguida, os vicentinos fazem uma visita a essas famílias para saber exatamente no que precisarão atuar. A ajuda pode ser através de roupas, alimentos, remédios e até mesmo na estrutura da casa, além de encaminhamento para cursos e para tirar documentos.
A família quando assistida passa a ser visitada frequentemente, e os vicentinos fazem do sonho Ozanam, que é  "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos. A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição.
O trabalho das Conferências abrange ainda as Obras Unidas ou Obras Especiais que são unidades destinadas a atender finalidades específicas complementares às atividades das Conferências. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições - todas mantidas e administradas pela organização. As Obras Especiais estão ligadas a um Conselho Central ou Particular. Neste caso, o trabalho é voluntário oferecendo cursos e atividades como artesanato, informática, dança etc.

Santos
Santos recebeu a primeira Conferência Vicentina em 1894. Era a Conferência Coração de Jesus que se expandiu chegando ao que é atualmente, ou seja, um Conselho Central que engloba as cidades de Santos, Bertioga e Guarujá sob a presidência de Eugênio Alves Justo.
Em Santos, a Sociedade mantém duas Obras Unidas, o Asilo que fica no Prédio do Conselho Central e a Creche da Zona Noroeste. O Asilo atende 35 idosos e a creche, 105 crianças.

Conselho Central de Santos
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 301/325
Macuco – 11015-203
Tel.: 13 3235-1505
e-mail: cc.socie@bol.com.br
Presidente: Eugênio Alves Justo

Nenhum comentário:

Postar um comentário